quarta-feira, 5 de maio de 2010

O livro da primeira classe
















O Livro da Primeira Classe - Ensino Primário Elementar

Autor: Ministério da Educação Nacional

Editora: Editora Educação Nacional, L.da - Porto

Ano da edição analisada: 1954

Formato: 173 x 225 mm - 144 páginas

Ilustrações: A cores. de autor desconhecido.

- Trata-se de um dos mais bonitos livros de leitura do ensino primário, nomeadamente da primeira classe. Segue o esquema habitual de ensino na época, principiando pelas vogais, partindo para as consoantes, com leituras de acordo com as letras aprendidas.

Tem ainda uma secção destinada à aprendizagem da doutrina cristã (páginas 91 a 112), com as principais verdades da fé católica, mas também com noções e princípios dos deveres cívicos.

A terceira secção é dedicada ao ensino da aritmética (páginas 113 a 144), com a aprendizagem dos números e sua noção, noção de quantidades, exercícios com as operações de soma, subtracção, divisão e multiplicação. Todos os exercícios estão profusamente ilustrados ajudando em muito o processo de compreensão e aprendizagem. Reúne conhecimentos que nos nossos dias só são adquiridos já ao nível da terceira ou até mesmo da quarta classes o que não surpreende se tivermos em linha de conta que a antiga quarta classe comportava um desenvolvimento e conhecimentos agora adquiridos apenas ao nível do nono ano.

Um dos aspectos de todo o livro é a qualidade das suas ilustrações, com belas cores, tornando a sua leitura num exercício agradável.

Foi livro único durante bastantes anos pelo que é hoje muito recordado por muitos portugueses.

1 comentário:

  1. ATÉ ME DEU UM APERTO NA GARGANTA, COM A SAUDADE! FOI O MEU PRIMEIRO LIVRO, NUNCA MAIS O ESQUEÇO! O LUÍS ESTÁ A FAZER UM BELO TRABALHO, PARABÉNS!
    JINHOS DA MÃE E AVÓ.

    ResponderEliminar