domingo, 23 de maio de 2010

O Cristo Cigano



O Cristo Cigano
– Obra de Sophia de Mello Breyner, publicada originalmente em 1961, escrita sob a influência do grande poeta do Nordeste do Brasil, João Cabral de Mello Neto. O universo temático abordado concentra-se, entre outros, na religiosidade cristã.

xcxcxcxcxcxcxcxcxcxcxcxxxcxcxcxcxcxcxcx
Sinopse
A presente edição de O Cristo Cigano integra-se num novo plano de publicação da Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para além da fixação definitiva do texto, a cargo de Luís Manuel Gaspar, regressa-se à edição autónoma de cada um dos livros de poemas da autora.
"O Cristo Cigano", sexta obra de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, é por ela referido em Arte Poética IV (Dual, Lisboa, Moraes Editores, 1972) como um conjunto de «vários poemas soltos» organizados «num só poema longo», a partir de «uma história, um tema, anterior ao poema», o que o afasta do conceito de «livro» comum às outras recolhas poéticas da autora e justifica o título Livro Sexto atribuído ao volume seguinte.
"O Cristo Cigano" teve duas edições autónomas (1.ª ed., com o título O Cristo Cigano ou a Lenda do Cristo Cachorro, Lisboa, Minotauro, 1961; 2.ª ed., com variantes, Lisboa, Moraes Editores, 1978) e não foi incluído em Obra Poética II, Lisboa, Editorial Caminho, 1991. A presente edição definitiva respeita as emendas da autora à última versão e inclui um poema (A Palavra Faca) que nela não figurava, e que é retomado da 1.ª edição.
A revisão de texto obedece às normas ortográficas vigentes, não ocorrendo neste poema nenhum dos casos em que a autora deliberadamente delas se afasta, e que têm, noutras obras, um exemplo — significativo na palavra «dansa».
O Cristo Cigano de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sem comentários:

Enviar um comentário