terça-feira, 20 de julho de 2010

Obra de Franz Kafka sai de banco suíço

Espólio de Kafka (na foto) estava, até ao momento, à guarda das herdeiras de Max Brod

Espólio do escritor disputado pela Biblioteca Nacional de Israel

Obra de Franz Kafka sai de banco suíço

Em vida, Franz Kafka entregou tudo o que tinha escrito ao amigo Max Brod. Com uma recomendação: que destruísse tudo depois da sua morte. Max Brod desobedeceu-lhe. Agora, 86 anos depois da morte do escritor de Praga, manuscritos e desenhos que fez – e que estiveram guardados durante cinco décadas no cofre de um banco na Suíça – vão ser levantados. Aguarda-se uma batalha legal pelos direitos da obra.

Por:A.M.R. com Lusa

O espólio de Kafka estava, até ao momento, à guarda das herdeiras de Max Brod – Ruth e Eva Hoffe – mas as autoridades israelitas reclamam-no, justificando a pretensão com o facto do escritor ter nascido no seio de uma família judia.

Segundo os israelitas, a obra – que inclui os manuscritos originais dos contos ‘Um Médico Rural’, ‘Um Sonho’ e ‘Preparativos de uma Boda no Campo’ ou ainda a famosa ‘Carta ao Pai – devia estar na Biblioteca Nacional de Israel.

Nascido em 1883 em Praga, Franz Kafka cresceu numa encruzilhada cultural: influenciado pelas culturas judaica, checa e alemã, foi autor de uma obra de grande originalidade que viria a influenciar toda a escrita do Século XX.

Em 1902 conheceu Max Brod, a quem entregará o seu trabalho, pedindo-lhe que o destrua após a sua morte – que ocorreu em 1924, no sanatório Kierling, Áustria, onde estava internado devido à tuberculose.

Em 1939, perseguido pelos nazis, Max Brod emigrou para Telavive, levando consigo o importante espólio que, antes da sua morte, entregou à secretária Esther Hoffe. Esta depositou-o em 1956 nunca banco suíço, de onde só agora sai.

Sem comentários:

Enviar um comentário